Saiba sobre implante coclear bilateral - 1º Encontro N/NE de Usuários e Candidatos Cochlear

Implante coclear bilateral?

Os implantes cocleares ofereceram uma solução revolucionária para o tratamento de perda auditiva neurossensorial (SNHL, sensorineural hearing loss) moderadamente severa a profunda bilateral nos últimos 30 anos. De acordo com o Food and Drug Administration (FDA), em dezembro de 2012, aproximadamente 324.200 pessoas em todo o mundo receberam implantes. Inicialmente, os implantes cocleares não eram oferecidos bilateralmente devido a um risco de segurança potencial considerado de cirurgia com a nova tecnologia. A evidência cada vez maior sobre a eficácia e a segurança clínicas do implante bilateral resultou em mudanças globais no cuidado padrão de SNHL severa a profunda bilateral, em que o implante coclear bilateral é considerado a opção principal.

Sequencial ou simultâneo?

O implante bilateral pode ser feito durante uma cirurgia (simultaneamente) ou duas cirurgias consecutivas (sequencialmente). No relatório de consenso europeu, o implante coclear bilateral simultâneo é recomendado para crianças com SNHL severa a profunda bilateral clara. De fato, o implante coclear bilateral simultâneo promove o desenvolvimento de ambos os caminhos auditivos ao mesmo tempo e utiliza menos recursos para reabilitação em comparação com o implante bilateral sequencial em crianças.

Cochlear_Day_Espaco_Kids_285x214

Contudo, nem todos os pacientes são recomendados para um procedimento de implante simultâneo devido à sua situação crítica e, por esse motivo, são candidatos prováveis para o implante sequencial. Quando o implante sequencial é considerado a melhor opção, o tempo entre os implantes deverá ser mínimo para se maximizar os resultados (inferior a 1,5 ano).

Hoje, após o diagnóstico precoce da SNHL bilateral, o implante coclear bilateral é oferecido como terapia padrão em países como Reino Unido, Noruega, Suécia, Dinamarca, Suíça, Finlândia, Bélgica, Alemanha2, França e Holanda e financiado pelos serviços públicos de saúde.

Como eu posso saber mais sobre o implante coclear bilateral?

Dia 07 de outubro de 2017, será realizado no Parque Santana o 1º Encontro N/NE de Usuários e Candidatos Cochlear, o maior evento para deficientes auditivos do N/NE. Venha conhecer, tirar todas as suas dúvidas e trocar experiências com usuários e profissionais especializados, inscreva-se já!

As vantagens do implante coclear bilateral em relação ao implante coclear unilateral

Se estiver considerando o implante bilateral simultâneo ou sequencial, a seção abaixo o ajudará a entender as vantagens. O implante bilateral proporcionará ao seu filho as vantagens resumidas abaixo, em comparação com o implante unilateral.

  • Os benefícios audiológicos da audição binaural
    1. Reconhecimento de fala melhorado para fontes de som separadas
    2. Ouvir com a presença de ruídos
    3. Som mais balanceado e “natural”
    4. Capacidade de identificar a direção do som
  • Desenvolvimento do córtex e do caminho auditivo simétrico
  • Desenvolvimento melhor da linguagem e da fala, que pode ser convertido em resultados educacionais melhores, no potencial para aprendizado normal e em oportunidades de emprego melhores.
  • Menos fadiga como resultado de menor esforço de escuta
  • Maior oportunidade de “ouvir por acaso” e aprendizado incidental
  • Nível reduzido de estresse dos pais

O mais importante é que o implante bilateral dá ao seu filho uma oportunidade melhor de desenvolver no mesmo nível que crianças com audição normal.